Equipamentos

No livro “Pães”, o Bertinet cita que as mãos são o equipamento mais importante de um padeiro. Mas além delas, são necessários alguns outros que gostaria de indicar para padeiros amadores como eu. Não é necessário ter nenhum arsenal sofisticado, basta ter alguns materiais básicos como estes que citarei a seguir.

Tigela para misturar: Basta uma tigela para comportar 1 kg de massa. Eu tenho três, porque já me aventurei a fazer mais de uma receita ao mesmo tempo.

Panos de prato: Essa vale a pena seguir mesmo.

Tenho uma caixinha separada na cozinha somente para comportar os panos de prato exclusivo para meus pães. Raramente são lavados (aliás, somente um ou dois, em função de experiências mal sucedidas (com pães mais “melequentos”). Isso o Bertinet fala bastante: a última coisa que queremos são panos de prato com cheiro de sabão ou detergente que possa impregnar os pães.

Raspador de massa de plástico: Falei sobre ele (ou melhor, eles, pois tenho três de tamanhos variados) na receita do pão em camadas. Meu irmão deu a dica: comprar em lojas de materiais de construção. É fundamental para trabalhar a massa. Ajuda muito! Uso para misturar os ingredientes, para retirar a massa da tigela após o crescimento (aproveitando todos os pedacinhos) e para cortá-la de acordo com a receita.

Medidores padrão: Tanto para as medidas em xícaras, quanto em colheres. Uso medidor até para água. É fundamental seguir, à risca, as medidas indicadas nas receitas. Na panificação, não há espaço para o “olhômetro”. O tempo e a dedicação envolvidas no processo de fazer pães demanda o máximo de exatidão nas medidas.

Balança: É a grande parceira do padeiro! Eu peso tudo, até a água. Em muitas receitas, há a indicação de dividir a massa em pequenos pedaços e, para isso, é essencial medir cada porção para tentar chegar a pesos iguais. Se tiver pedaços muito diferentes, alguns levarão mais tempo para assar do que outros. A minha é digital. Meu irmão cita, em um dos comentários deste blog, dica para comprar balança… ele é bem mais entendido do assunto do que eu. Vale a pena conferir.

Pá ou espátula: É uma espátula para fazer deslizar o pão no forno com mais facilidade. Tenho duas. Uma delas – a que está na foto, é de uma marca conhecida e foi comprada pela Internet. A outra, bem maior, assemelha-se a uma pá de pizzaiolo e foi comprada em loja específica de materiria para cozinha.

Borrifador de água: Baratinho, fácil de achar. Eu mantenho o meu sempre cheio de água, dentro da geladeira. A crocância dos pães é garantida por algumas borrifadas de água dentro do forno quente. E é delicioso de praticar!

Pedra para assar: Na receita do pão de vento, há um vídeo que mostra os pãezinhos crescendo. Nesse vídeo, a minha pedra para assar aparece bem. Comprei em uma loja específica de produtos para cozinha. Ela em formato redondo e fica sempre dentro do forno, mesmo quando não estou fazendo pão.

Sem comentários

Desculpe, os comentários estão fechados no momento.